ULTIMA ATIVIDADE Adm
Diante dos problemas existentes em sua industria, José Carlos Lopes solicitou a assessoria de uma consultoria de empresas. Depois de um cuidadoso diagnóstico da situação da indústria, o consultor elaborou um longo relatório no qual mencionava , entre outras coisas:
que a empresa somente se preocupava com sua área industrial,;
que a visão predominante na empresa era mecanicista, com uma abordagem de sistema fechado;
que os operários eram superespecializados, os gerentes tinham uma visão microscópica de seus subordinados e se preocupavam mais como fazer as coisas do que com o que fazer. O que o consultor queria dizer com essas afirmações?
O consultor queria dizer que; A empresa não olha para a parte externa, para os seus concorrentes indiretos. E também não vê as outras partes, que são como bases. : Operacional, Gestão, administrativa, comercial, etc.
O operário é visto como uma “maquina”, ele só serve para trabalhar, fazer o serviço dele, não se pode perder tempo com outra coisa. Assim ficando também sistema fechado, sem interação com outras áreas, ou pessoas.
Os operários não são capacitados em outras coisas a não ser na área que ele esta, portanto ele ficará sempre na empresa, já que não sabe fazer outra coisa, não tem especialização então não vai conseguir outro emprego.
Os gerentes não enxergam os trabalhadores como se fizessem um trabalho em equipe, mas o individual. E com isso não existe interação entre nenhum deles.
Não vêem os recursos que precisa para executar, nem os problemas que está atrasando o serviço, só quer ver o resultado do trabalho.