Tópicos Interface Homem-Computador
Formas de participação (abordagens) dos usuários: Informativo(com base nos requisitos coletados,caso dificuldade dos usuários(criam tutorial ou legenda para ícones); Consultivo:desenvolvedores definem,o usuário realiza teste usabilidade,identificados problemas são implementados melhoramentos; Participativo: os desenvolvedores envolvem o usuário em tudo,auxilia e opina em tudo.É o tipo ideal.
Design Universal: desenho e implementação de interface acessível para todos os tipos de usuários independente de terem ou não alguma deficiência.
Prototipagem(wireframe): é muito útil para experimentar e analisar; usados para avaliações da equipe desenvolv. e usuários.
Processo de Design: Pré Design-busca da informação e conceituação sobre o usuário; Design inicial-especificação inicial da interface,utiliza avaliação heurística e guidelines; Desenv.Interativo: concretização dos protótipos,feedbacks de testes; Pós Design: estudos produtos em uso, acompanhar reação e aceitação do usuário final.
Teste de usabilidade: constata problemas a partir da observação do usuário interagindo com o sistema; Inspeção cognitiva: avaliador simula ser o usuário utilizando o sistema para executar tarefas típicas; Avaliação Heurística: baseadas na experiência do avaliador e/ou recomendações de autores conceituados na área de IHC.
Processo de Avaliação de Teste de Usabilidade: ferramentas ou script de apoio para avaliação;registros e acompanhamento(teste com o usuário). Definição de qualidade de uma interface: Capacidade da aplicação de ser compreendida, aprendida e operada;
Fatores que influenciam na usabilidade do sistemas: Integibilidade ( Capacidade