Engenheiro
1- LINHA DE PESQUISA
Gestão de formação e inclusão de mão de obra especializada no manuseio operacional de máquinas pesadas na construção civil.
2- TEMA
A) Exposição do assunto:
Projeto Empresarial de Capacitação Profissional na Operação de Máquinas Pesadas e Inclusão Social.
B) Justificativa para escolha do tema:
A falta de treinamento especializado para operadores de máquinas pesadas gera um grande obstáculo nas obras de infraestrutura.
3- PROBLEMA DE PESQUISA
Muitos operadores no Brasil são formados a partir do treinamento com outros profissionais da própria empresa, nem sempre existindo um cuidado com a formação conceitual do equipamento, que exige além da habilidade e coordenação motora, conhecimentos de física, mecânica e intimidade com os computadores de bordo. Pois são máquinas que incorporam altíssimo grau de tecnologia embarcada.
4- OBJETIVOS
A) Objetivo Geral:
Nos últimos 10 anos houve um aumento significativo de 75% às construções civis no Brasil, resultando assim em uma demanda relevante de mão de obra especializada. Grandes construtores focam o Brasil como “a menina dos olhos” e também indústrias de máquinas pesadas como a CARTEPILLAR, CASE, RANDON e indústrias mais recentes no mercado como a CHINGLING, HYUNDAI. Indústrias ou marcas não muito conhecidas ficam de olho no nicho do mercado, visando assim uma excelente oportunidade de escapar ao domínio das grandes empresas e conseguir uma posição de liderança através de ofertas bem específicas às necessidades de mercado. Comprova-se que 94% dos acidentes graves envolvendo equipamentos de grande porte ocorrem por falhas humanas e falta de treinamento adequado. Com o novo dinamismo do mercado decorrente da imensa quantidade de projetos e obras previstas para os próximos anos, em especial nas áreas de infraestrutura, um dos maiores gargalos no setor da construção pesada se tornou a questão da falta de mão de obra especializada para operar as