ERGONOMIA
Este capítulo tem o objetivo de dar maior embasamento teórico para a realização da análise dos problemas de usabilidade do sistema Para isso, serão discutidos os conceitos de Ergonomia, Interação Humano-computador e de Usabilidade de Softwares, de acordo com alguns especialistas da área.
O que é ergonomia
A palavra ergonomia é a junção de duas palavras gregas “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.
A Ergonomia atua de um modo multidisciplinar em varias áreas do conhecimento e envolve todos os aspectos relacionados ao trabalho como mobiliário, ritmo de trabalho, organização, layout, tarefa executada, convivência interpessoal, pressão por resultados, chefia, dentre outros. Por isso é extremamente importante a colaboração de vários profissionais como fisioterapeutas, educadores físicos, engenheiros, psicólogos, administradores, além é claro, do SESMT da empresa (técnico de segurança, engenheiro de segurança, enfermagem e medico do trabalho). Neste sentido concluímos que não existe um domínio específico de uma área do conhecimento com relação à ergonomia.
A Ergonomia baseada na NR 17 do ministério do trabalho que trata do assunto que tem força de lei e tem o objetivo de prevenir as lesões nos trabalhadores tornando o ambiente produtivo mais seguro preservando a saúde dos trabalhadores.
História da Ergonomia
MARSHALL (2000) levanta que há uma dúvida que intriga historiadores: a Ergonomia surgiu antes ou depois da Segunda Guerra Mundial? A IEA – International Ergonomics Association e o começo da Ergonomia organizada foram atribuídas ao pós-Segunda Guerra. Outra hipótese seria que a revolta pós-guerra teria trazido mudanças políticas e sociais que despertaram a consciência ergonômica. A fundação do IEAe o papel importante da EPA – European Productivity Agency, incentivaram a participação de organizações de empregadores e trabalhadores na melhoria de condições de trabalho, fazendo com que