IHC 4
Introdução 3
Fatores Humanos e Ergonomia 4
Aspectos Mentais e Engenharia Cognitiva 4
Como as pessoas pensam (Memórias Sensoriais) 6
Como as pessoas agem (Teoria da Ação) 6
Como as pessoas imaginam (Modelos Mentais) 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Neste trabalho abordaremos o fator “homem” no desenvolvimento de sistemas. Analisaremos como o homem pode se relacionar e interagir com o computador, e discutiremos os fatores que contribuem para isso.
Os principais fatores são: Fatores Humanos e Ergonomia, Aspectos Mentais e Engenharia Cognitiva, Como as pessoas pensam (Memórias Sensoriais), Como as Pessoas Agem (Teoria da Ação) e Como as Pessoas Imaginam (Modelos Mentais). Esses pontos serão devidamente abordados e esclarecidos.
Fatores Humanos e Ergonomia
Segundo a International Ergonomics Association, IEA, ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Um ergonomista tem o objetivo de compatibilizar o sistema com as necessidades e habilidades humanas.
A ergonomia pode ser dividida em três domínios de especialização:
- Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionadas com lesões musculoesqueléticas.
- Ergonomia Cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
- Ergonomia Organizacional: relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional,