Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente
Sérgio R. A. Soares
Ricardo S. Bernardes
Oscar de M. Cordeiro Netto
O que é tratado no artigo de forma mais importante é a compreensão das relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente mostrando um pressuposto essencial para a idealização de sistemas de saneamento em centros urbanos. Evolução histórica dos aspectos de saúde pública e meio ambiente no setor de saneamento no Brasil.
Problemas operacionais ou de projeto e a manutenção inadequada da rede, dos reservatórios de distribuição e, principalmente, das ligações domiciliares de água. Faltam de saneamento gerando contaminação da água e do solo, responsáveis por muitas doenças, tais como a diarréia e cólera.
Os autores resolveram produzir esse trabalho de pesquisa para compreender problemas operacionais ligados a prevenção do meio ambiente e correlacionada com a questão de saúde púbica e saneamento.
Os autores desenvolveram sua pesquisa a partir de um levantamento histórico das questões ambientais e de saúde incorporadas pelo setor, de uma análise dos marcos conceituais da relação saúde e saneamento, e de uma sistematização dos diversos efeitos da implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no meio ambiente e na saúde pública.
As soluções que os autores destacaram no trabalho têm relação com a avaliação desses efeitos deve garantir a análise correta das possíveis alternativas, tanto do ponto de vista dos objetivos ambientais, quanto dos de saúde pública visando o saneamento, de modo a apontar o direcionamento mais adequado das ações. A proposta de sistematização dos efeitos das ações de saneamento em cada fase de sua implantação, realizada neste trabalho, constitui-se em um avanço, no sentido de reunir.
O que mais chamou minha atenção na leitura foi à evolução histórica da saúde pública e meio ambiente no setor de saneamento no