Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente
Esse texto, procurou-se mostrar, através de revisão bibliográfica, a íntima relação existente entre saneamento básico, meio ambiente e saúde pública. Inicialmente foram estudados os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, disposição de resíduos sólidos e drenagem urbana. Em seguida, pesquisou-se a importância do saneamento para a saúde humana, os impactos provocados pela disposição inadequada do lixo e a necessidade de intervenção, em termos de saneamento, tanto no domínio público quanto doméstico.
Finalmente, foram apresentadas as doenças relacionadas à falta de saneamento básico, as práticas usualmente utilizadas no controle de vetores e um panorama histórico da evolução dos aspectos de saúde pública e meio ambiente no setor de saneamento no Brasil.
Concluiu-se que o saneamento básico é um fator fundamental, mas não único, para a melhoria das condições de vida da população, devendo ser incorporado a um modelo de desenvolvimento que contemple também as questões sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Constituir base para educação ambiental e do impacto dos serviços de saneamento sobre a saúde pública; Possibilitar a identificação dos principais problemas de saneamento básico de uma comunidade e suas possíveis soluções.
1 INTRODUÇÃO saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações sócio-econômicas que tem por objetivo alcançar salubridade ambiental.