RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO.
TELEX FREE
SETOR DE TELEMARKETING
Relatório elaborado em conformidade com o Anexo II, item 4 e subitens da NR 17 - Ergonomia, do Ministério do Trabalho e Emprego, acrescentado pela Portaria n. 9 de 30 de março de 2007.
Elaborado por: Tassiane de Souza Oliveira e Graziele Gomes Ramalho
DEZEMBRO / 2014
TASSIANE DE SOUZA OLIVEIRA GRAZIELE GOMES RAMALHO
Estudantes:
Técnico de Segurança do Trabalho
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO: 4
2.1. CONDIÇÃO ACÚSTICA: 4
2.2. CONDIÇÃO TÉRMICA: 6
2.2.1. TEMPERATURA EFETIVA: 7
2.2.2. UMIDADE E VELOCIDADE DO AR: 9
2.3.1. SELEÇÃO DA ILUMINÂNCIA: 10
3. PARECER TÉCNICO 13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS: 15
1. INTRODUÇÃO
A Portaria n. 9 de 30 de março de 2007,acrescenta o Anexo II à NR 17 (Ergonomia),que estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente, através da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicasdos trabalhadores.
Os levantamentos realizados neste trabalho, bem como as medidas de controle propostas se aplicam ao setor de teleatendimento(callcenter), da empresa TELEX FREE. Nos termos do subitem 1.1.1, anexo II, NR 17, o termo call center é definido como " o ambiente de trabalho no qual a principal atividade é conduzida via telefone, com a utilização simultânea de terminais de computador". Esclarece-se que as atividades realizadas pelos empregados neste setor se enquadra na definição supra mencionada, já que estes realizam atividades de atendimento a clientes, via telefone e operando terminais de computadores.
Nos termos do subitem 4.1, dentre outros requisitos,estes locais de trabalho devem