ciencias
É mais fácil compreender o papel do saneamento, afinal sanear é tornar o ambiente são, sadio. Portanto, saneamento ambiental é sinônimo de saúde, pois evita a contaminação da população pelo bloqueio das rotas de disseminação de agentes patogênicos por meio do tratamento da água e dos dejetos.
A ecologia nos auxilia na compreensão da dinâmica entre os agentes patogênicos e sua circulação no meio ambiente e ainda colabora com as premissas para a ação integrada na solução dos problemas oriundos da falta de saneamento ambiental, que afeta as populações urbanas e rurais.
O crescimento populacional, principalmente nas áreas urbanas, e o agravamento dos problemas ambientais manifestado na poluição das águas, dos solos e do ar ou ainda, nas mudanças climáticas, se refletem na qualidade de vida das pessoas e na instalação de processos de doenças decorrentes de um estilo de vida.
Muito se fala em meio ambiente nos dias atuais, não é mesmo? Nesta unidade temática você terá a oportunidade de relacionar os processos saúde-doença com as condições ambientais de uma comunidade e desenvolver suas habilidades na prevenção e no manejo dos resíduos de saúde a fim de evitar contaminações.
BONS ESTUDOS!!!!
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECOLOGIA E AO SANEAMENTO AMBIENTAL
CONTEÚDO
Noções básicas de ecologia; ambientes urbanos e problemas de saúde pública; áreas de abrangência do saneamento ambiental; tratamento de água e esgotos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Reconhecer a inter-relação entre meio ambiente e saúde pública, especialmente nas cidades, e os veículos transmissores de moléstias resultantes da falta de saneamento ambiental. Compreender os processos e etapas da captação, tratamento e distribuição de água potável, bem como os processos que envolvem o tratamento das águas servidas.
TEXTO PARA AUTO-ESTUDO DISPONIBILIZADO NO PORTAL
SOARES, S.R.A.; BERNARDES, R.S; CORDEIRO-NETTO, O.M. Relações entre