Rafaela
A arte culinária
Apronta na cozinha como uma profissão? Fazer pratos diferentes e ganhar dinheiro com isso? Aprender de diversas formas cultura nessa área? Tem que admitir é uma escolha tentadora. A área da gastronomia além de ser uma área gostosa de se trabalhar é uma área rígida e cultural.
Com tantas regras de saneamento como usar rede de cabelo ou chapéu, nunca deixar a área de trabalho suja, nem mesmo respingos de molho. Os Chefes são rígidos e diretos, não gostam que os pratos saiam com um ingrediente amais ou faltando, ou grão de arroz a mais ou a menos.
Com tantos tipos de culinária você acaba aprendendo culturas diferentes, dependendo do prato você tem que fazer e entregar ele com a dança típica do seu pais natal. Temperos típicos, música típica tocando no fundo enquanto você saboreia seu prato. Tem todas essas questões.
Existem diversos cursos na área da gastronomia, tais como: Bebidas, serviços, gestação, confeitaria, cozinha, nutrição e panificação. Dentro desses cursos existem cursos específicos.
Os cursos podem durar de um mês a quarto anos. Existem faculdade super bem classificadas como a Balneário Camboriú – Univali (SC).
É importante sabermos que a gastronomia e os profissionais dentro dela são tão importantes na sociedade quanto um policial. São eles que irão escolher os tomates adequado, se a comida está boa, entre outras coisas.
Para ser um profissional nessa área é necessário que se interesse pelos alimentos e pela sua preparação. Além disso, outras características interessantes são: responsabilidade; higiene; metodologia; bom senso; facilidade de misturar sabores; capacidade de exercer liderança; espírito inovador; gosto por fazer experiências.
A formação nessa área são dividida em bacharelado e tecnólogo em gastronomia, a diferença entre os dois cursos é que enquanto o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, o tecnológico é mais focado na prática - a