Gestão estratégica
O Hotel Fictício foi inaugurado em julho de 2000 em Florianópolis, e foi um sucesso desde o início, principalmente pelo excelente atendimento e pela preocupação ambiental que o diferenciam dos concorrentes.
Em função da complexidade das atividades do hotel, em 2009, o Diretor descentralizou algumas atividades que antes eram suas, criando o Setor de Gestão e Pessoas e o Setor de Atendimento, tendo por objetivos capacitar seus funcionários e melhor atender seus hóspedes das classes A e B, respectivamente.
Como o faturamento da empresa nos três últimos anos foi acima do esperado, seu proprietário está bastante motivado para abrir outro hotel no próximo ano em uma região a ser definida.
1) Com base em suas atividades econômicas, o Hotel Fictício pode ser classificado em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)
No setor terciário (Serviço).
A empresa de hotelaria está incluída nesse setor com base em atividade econômica por prestar um serviço. É um tipo de atividade que não pode ser apalpado. Como no caso, oferecer hospedagem.
2) O Hotel Fictício pode ser classificado, quanto à origem e aplicação de recursos, em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)
No segundo setor.
Pois são empresas. Ou seja, exercem a função de hotelaria em benefício particular visando o lucro. Investindo o dinheiro em suas próprias atividades.
3) Em qual fase do ciclo de vida das organizações se encontra o Hotel Fictício? Apresente sua justificativa com base nas características da fase que podem ser observadas no texto acima (2,0 pontos)
Na fase de DELEGAÇÃO.
Quando o diretor do hotel descentralizou as decisões, criando o Setor de Gestão e Pessoas e o Setor de Atendimento, pois ficou impossível o diretor gerenciar tudo e a todos. É um caso de sobrevivência. E exatamente por isso que se é possível abrir um novo hotel.
4) Considerando a