Tópicos da Instância do Curriculo
Para uma compreensão mais clara sobre esse processo de concretização curricular vamos examinar o esquema de desenvolvimento do currículo proposto por José Gimeno Sacristán.
CURRÍCULO PRESCRITO: São os documentos oficiais que orientam a Educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado de Educação.
CURRÍCULO APRESENTADO AOS PROFESSORES: Diz respeito aos documentos elaborados para traduzir as prescrições. Um representante significativo, no contexto brasileiro é o livro didático.
CURRÍCULO MODELADO PELOS PROFESSORES: Refere-se aos planos de ação elaborados pelos docentes. Abrange os projetos políticos pedagógicos, os projetos educativos e os planejamentos coletivos ou individuais.
CURRÍCULO EM AÇÃO: São as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. É o fazer pedagógico propriamente.
CURRÍCULO REALIZADO: Envolve as aprendizagens construídas pelos alunos, o que eles aprenderam em relação aos conhecimentos trabalhos nas instituições educativas.
CURRÍCULO AVALIADO: Evidencia as relações entre currículo e a avaliação, pois trata do currículo formulado para atender as expectativas das avaliações externas e dos próprios pais
*Esquema de concretização curricular: Currículo prescrito; Currículo apresentado aos professores; Currículo modelado pelos professores; Currículo em ação; Currículo realizado; Currículo avaliado.
*Autonomia e constrangimentos em relação ao currículo: O desconhecimento sobre o campo de problematização do currículo tem levado os professores a terem uma percepção equivocada em relação à autonomia que têm para lidar com ele.
*Autonomia dos professores em relação ao currículo: Os professores definem os conteúdos à ensinar, as atividades etc.
*Política Curricular para a Educação Básica no Brasil: Tem sido utilizada para designar as decisões que intervém no currículo a partir das instâncias políticas e administrativas.
*As políticas do governo federal