Trabalho Unopar 7 Semestre Grupo
INTRODUÇÃO 5
1. COMPARATIVO E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS 6
1.1 Base de Dados: 6
1.2 Lucro Presumido 6
1.3 Lucro Real 8
2. Parecer de consultoria tributário 9
2.1 REAL ou Presumido. Qual o melhor regime de tributação? 9
2.2 ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS SOBRE INVESTIMENTO E DRE ANALISADA 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Na atual situação do mercado, a tributação tem sido alvo de crítica pela maior parte dos empresários, pois, o nível de competitividade está cada vez mais forte e o governo com maior ânsia na cobertura do seu déficit interno.
Partindo desse ponto, este estudo tem o objetivo de analisar dois dos regimes de tributação existentes no Brasil, o Lucro Presumido e o Lucro Real, buscando a melhor opção para enquadramento, que minimize a incidência dos impostos e alcançando assim melhores resultados econômicos.
Foi desenvolvida uma breve contextualização sobre a importância do planejamento tributário em uma empresa, abordando ainda as vantagens da tributação com base no Lucro Real e no Lucro Presumido. O planejamento tributário refere à análise dos efeitos fiscais e através desta analise defini-se qual a melhor opção para a empresa, onde o principal objetivo deste planejamento é a redução do ônus tributário, refletirá diretamente nos resultados da empresa.
Também foram demonstradas as importantes variações que ocorre em cada regime tributário, visando promover a difusão de procedimentos amparados por lei, que venham a auxiliar os profissionais a ampliar suas possibilidades de redução no recolhimento de seus impostos, através de informações confiáveis e finalmente com um modelo aplicado em uma situação real, observando assim os benefícios oferecidos com base em cada regime, seja Lucro Real ou Lucro Presumido.
1. COMPARATIVO E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS
Abaixo estaremos demonstrando o comparativo entre a tributação de Lucro Presumido e Lucro Real, com base no faturamento da empresa PAC-PET