Técnicas
Os representantes das Praças da Policia Militar, vêm à presença de Vossa Excelência, encaminha a proposta de reajuste salarial para a categoria dos militares estaduais referente ao ano de 2012.A proposta salarial originou-se no seio da tropa, e visa resgatar a dignidade humana do policial militar, que atualmente ocupam o incômodo vigésimo terceiro lugar no ranking nacional, portando um dos mais baixos salários existentes.
Policiais esses que demonstram no dia a dia, sua vontade e capacidade de trabalhar, buscando uma sociedade mais justa e melhor para se viver, demonstrando interesse em crescimento profissional, muitas vezes utilizando de recursos do próprio bolso para se equipar e buscar novos meios de conhecimento, como ensino superior, cursos de aperfeiçoamento, entre outros.
Em sendo aceita, ficará estabelecida em definitivo um política salarial justa a todos os policiais militares, sem distinção e vantagens especificas entre os postos e graduação, representando um marco e um legado a ser deixado pelo Governador do Estado às instituições militares. Ela traz a idéia de um escalonamento a partir do subsidio do posto de Coronel, vinculando os salários dos demais graus hierárquicos em uma escala vertical percentual gradativa na ordem decrescente, sendo assim, o soldado passaria a receber 25% do subsidio de um Coronel, chegando ao índice de 90% para o posto de Tenente-Coronel.
Os índices percentuais sugeridos seriam implantados em etapas, iniciando em 2012 e fundando-se no ano de 2014, logo, é a proposta cabível dentro da realidade financeira do Estado que anualmente tem apresentado uma progressão na receita corrente liquida no percentual de 15% nos últimos três anos, conforme publicações oficiais referente à execução orçamentária e financeira do Estado de Mato Grosso do Sul.
A tabela de subsídios dos servidores integrantes das categorias funcionais das carreiras da Policia Militar aplicada para esse ano,