Tecnica
Duas facetas do direito Protege, dá oportunidades iguais. Instrumento manipulável, frustra aspirações dos menos privilegiados e permite uso de técnicas de controle e dominação, acessível a especialistas.
Representações = Grego x Romano = Olhos abertos x Olhos fechados x Balança x Espada A palavra direito guardou tanto o sentido de JUS como aquilo que é consagrado pela Justiça (virtude moral), quando o de DERECTUM como um exame de retidão da balança por meio do ato da Justiça (aparelho judicial). - O direito Brasileiro = normas - O direito de alguém fazer valer uma situação.
*** A essência da palavra (linguagem-relação com realidade): Teoricamente deveria ter um sentido, apenas. Por exemplo: Mesa (objeto a certa altura do chão com finalidade de apoiar coisas). Entretanto, existe mesa que a empregada ainda não pôs, mesa de decisões, etc...
Mas para os Juristas, definir conceito não é descrever uma realidade, pois a descrição da realidade depende de como definimos o conceito (social ou técnico? Pretensão de buscar da natureza ou essência?), e não ao contrário. Este conceito pode variar dependendo do contexto. A palavra direito pode ser conectada com verbos, substantivos, advérbios, adjetivos, etc... Pode assumir muitos significados, é impreciso = carga emotiva.
No mundo Jurídico dizemos de redefinições, ou seja, tal coisa mudou, deixou de ser atuante, enquanto as definições da física são superadas porque se tornaram falsas (ou seja, são lexicais).
Proceder à investigação problema Acentua aspecto pergunta (zetéticoParte de evidencia) ou asp acentua o aspecto resposta (dogmático).
ZETÉTICA JURÍDICA. -Pura: Investigação tem motivação desligada de qualquer aplicação. -Aplicada: mostrar como as coisas atuam. Resultados da investigação podem ser aplicados no