tecnica
Modelo de projeto feito a pedido da Secretaria de Cultura e Turismo de Valença - RJ, mas ainda não iniciado
Oficina: A técnica do papel machê
(Reaproveitamento de sucata)
Mascaras, Fantoches e Objetos Decorativos de papel machê
As Mascaras, Fantoches e Objetos Decorativos são criações únicas, versáteis e com um custo de produção muito barato.
Com este técnica você pode criar vários formatos e tamanhos, com qualquer especificação, ou detalhe que queira aplicar. A dica para máscaras é que se use um balão para moldar, produzindo um material que tem grandes chances de ser comercializado para as companhias de teatro ou em épocas de comemorações festivas.
Para criar máscaras inspire-se nas máscaras do famoso carnaval de Veneza, na Itália, e faça peças maravilhosas.
Passo a passo na criação de mascaras:
Faça a mistura de 1 xícara de cola com 3 xícaras de água (se muito grande, ou com detalhes variados, vai precisar de mais deste material).
Com uma colher de pau, mexa bem, para que fique totalmente mesclado.
Numa das tigelas, coloque o papel toalha, já picado em pequenos pedaços, sendo que poderá desfiá-lo com uma tesoura também, para agilizar o processo.
Adicione um pouco da pasta de cola, somente o suficiente para trabalhar o molde. O mais indicado é usar material que ocupe apenas uma xícara da pasta de cola, assim poderá sobrar massa para trabalhar mais detalhes na máscara (como detalhes tortuosos e pontiagudos no topo).
Encha o balão de ar, o suficiente para equiparar-se ao tamanho de uma cabeça. Arranje um local onde possa prender o balão (use a fita adesiva para fixá-lo), de forma confortável o suficiente para que possa trabalhar o molde.
Faça o revestimento de todo o balão com a massa de papel machê, deixando espaço perto do bico.
Na outra tigela, rasgue as folhas de jornal em pequenas tiras, de pouco mais de 2 centímetros. Mergulhe-os em outra parte de massa de cola, e envolva todo o balão.
Atenção com o modo