O TRATAMENTO DADO AS MULHERES NO DECORRER DA HISTÓRIA
Idade Primitiva
Na idade primitiva, homem e mulher tinham igualdade de valores sociais e de direitos, ambos provinham seus lares que forma equânime. Ainda que houvesse diferenças físicas naturais, e que as tarefas para cada gênero eram separadas, como diz Pedro da Fonseca:
“à mulher reservavam-se apenas as funções domésticas e a geração e criação dos filhos, consideradas menos importantes para a sobrevivência da sociedade” ( AGUIAR, Tâmar Mossmann,Mulher: “Inferiorização” e violência doméstica, 2012, orientado por Danilo Knijnik disponível em http://hdl.handle.net/10183/67411) Havia, o que a historia aponta, a distribuição do trabalho, e que desempenhá-los dependia das especificidades da natureza de cada um, dessa forma, caso alguém deixasse de cumprir seu trabalho resultaria na não garantia de sobrevivência do grupo. Rubim Santos Leão Aquino põe a mulher em posição de superioridade perante a sociedade primitiva, pois a ela coube a responsabilidade da transmissão dos hábitos culturais à população.
“... pode –se dizer que a Revolução Neolítica – passagem à agricultura – foi obra das mulheres, assim como a domesticação dos animais (origem da pecuária), a fabricação da cerâmica,a fiação e a tecelagem (linho e algodão), medicina caseira, etc...” (Aquino, Rubim Santos in. Mulher: “Inferiorização” e violência doméstica, 2012, orientado por Danilo Knijnik disponível em http://hdl.handle.net/10183/67411) Na religião da época as divindades mais significativas eram mulheres, e a elas era dado poderes tais como gerar novos seres. Acreditava-se que as mulheres eram seres mágicos, e que as águas dos rios, a brisa dos ventos traziam os bebês que carregavam no ventre. Eram mágicas e capazes da continuidade do ser. Temos uma sociedade nem patriarcal nem matriarcal, mas uma sociedade que não se pautava pela sexualidade.
“ ...algo aconteceu durante os misteriosos sete mil anos do Neolítico, no Oriente