hebreus
HISTÓRIA
Os hebreus são considerados como iraelitas ou judeus. Muitas informações sobre a história baseam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da bíblia.
RELIGIÃO
Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. O judaísmo é baseado nos Dez
Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai.
Os dois traços característicos da religião dos hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo isto é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.
O Judaísmo constitui uma das bases do cristianismo, com o qual o Islamismo formou tríade das religiões universais.
ECONOMIA
A vida socioeconômica dos hebreus eram pastores nômades , que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos do clã.
Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários. Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra. A consequência dessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo e riqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviam na miséria.
SOCIEDADE
A sociedade hebraica se estabeleceu na região da
Palestina. O povo hebreu vivia sob um regime monárquico, onde o rei controlava todos os poderes. A sociedade era hierarquizada e contava com a monarquia, os sacerdotes, os anciãos e a base da pirâmide social.
Os sacerdotes eram responsáveis pelos cultos religiosos, pela manutenção dos templos e pelos cuidados com os símbolos sagrados. Os anciãos eram os mais idosos da comunidade,