A familia do paciente oncológico
Raquel Marques Rabello
A Família do paciente oncológico
Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté, sob a orientação da Profª. Ms. Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira, como parte dos requisitos para obtenção do título de Assistente Social.
INTRODUÇÃ O
9
INTRODUÇÃ O
Nesta pesquis a busquei enfoc ar os conflitos e as mudanças oc orridas na dinâmica da família quando se depara com u m ente c om diagnóstico de câncer, pois o câncer surge como u m problema de grande impacto para a família, provocando mudanças na rotina familiar, trazendo u m mis to de sentimentos e dific uldades s óc io econômicas. O acesso aos serv iços é dificultado no momento em que mais se necessita e na maioria das v ezes o pac iente não tem u m convênio médico. Há também toda uma problemátic a em acompanhar o ente às c onsultas médic as , exames e as sess ões de quimioterapia gerando assim u m acúmulo de tarefas aos familiares.
O interess e pelo assunto surgiu da minha primeira experiência de estágio em
2007. Foi em uma instituição do município de Taubaté que dá apoio ao pac iente oncológico de baixa renda. Quando realizei o meu primeiro atendimento neste estágio, atendi uma família que a mãe estav a com c âncer no ros to, a angús tia desta família diante do diagnós tico, me deix ou impressionada. Os filhos estav am transtornados e diziam que a mãe não gostava de falar nem o nome da doença, que ela não ac eitava que estava doente e que eu dev eria ter muito tato ao entrevistála.
Quando fui entrevistar a mãe doente, fiquei surpres a, pois a mulher estava calma, disse que faria o tratamento e estava c onfiante no sucesso do mesmo. Ao c ontrário do que os filhos haviam falado, ela dis se