Desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento cognitivo está associado à aquisição de conhecimento em seu sentido mais amplo. Isto inclui o desenvolvimento da memória, percepção e julgamento, além do acúmulo de fatos. Continue lendo para ver uma explicação sobre o desenvolvimento cognitivo de um bebê, incluindo o debate natureza x criação e uma explicação do chamado desenvolvimento normal.
| |
O desenvolvimento cognitivo do seu bebê
No século XVII, o filósofo Inglês John Locke descreveu a mente infantil como uma tabula rasa, ou papel em branco, pronta para ser preenchida. Duzentos anos depois, William James disse que a criança é tão abruptamente "atacada pelos olhos, ouvidos, nariz, pele e entranhas de uma só vez" que acaba enxergando seu ambiente como "uma grande e barulhenta confusão". Mesmo em 1964, um livro médico afirmava não apenas que o recém-nascido comum era incapaz de fixar seu olhar ou responder a sons, mas também que a "consciência, como nós a conhecemos, provavelmente não existe no bebê".
Mas agora sabemos mais do que isso. Nos últimos 15 anos, o número de estudos sobre a cognição infantil aumentou de maneira enorme. Há muitas discussões sobre várias descobertas, mas os pesquisadores definitivamente concordam que o recém-nascido não vem ao mundo como um receptáculo passivo, e sim como um participante pronto e ansioso para interagir com o ambiente. Por exemplo, embora se considere que o recém-nascido tenha uma visão extremamente pobre em comparação com um adulto, ele é capaz de distinguir entre o claro e o escuro e focar objetos a uma distância de 20 a 30 centímetros. Seus intelectos estão funcionando, e muito bem diga-se de passagem, muito antes de poderem falar. Eles percebem muitas coisas e têm preferências também.
Desde o começo, o seu bebê tem uma posição de dormir favorita. Quando completa oito semanas, ele é capaz de diferenciar formas, preferir rostos a objetos inanimados e enxergar cores, reagindo de maneira