enfermaria
Josemária Santos Dias Vânia de Oliveira Santana
RESUMO
PALAVRA- CHAVE: ENFERMAGEM ONCOLOGICA; ONCOLOGIA E FAMILIAR
¹ Acadêmica do curso de Enfermagem pela União Metropolitana Educação e Cultura.
E-mail: djosidias@hotmail.com
² Acadêmica do curso de Enfermagem pela União Metropolitana Educação e Cultura.
E-mail: vaniajaua68@hotmail.com
³ Orientadora Profº Enfª da União Metropolitana de Educação e Cultura. Especialista em Saúde Pública e Auditoria em Sistema de Saúde
Email: nandaenfa.maron@gmail.com
1 INTRODUÇÃO
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo (INCA,1996 -2014)
O câncer é a principal causa de mortalidade no mundo e o número total de casos aumenta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda, a OMS estima que em 2030 haja 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de casos prevalentes por ano. (OMS 11/2011).
O paciente oncológico necessita de atendimento especializado não apenas na clínica e diagnóstico da doença, mas, sobretudo no apoio emocional. É de fundamental importância que o paciente saiba que sua vida que é olhada durante o tratamento clínico oncológico, é como um grande mapa de uma cidade que necessita ser explorada e conhecida com recursos modernos que possibilite conhecê-la com segurança e rapidez. (Portal Educação 2008).
A Enfermagem tem a responsabilidade de entender melhor as necessidades do paciente com câncer e fornecer as abordagem necessárias baseadas em evidencias para o gerenciamento do tratamento de radioterapia e quimioterapia efeitos tardios e