: Fundamentos do Empreendedorismo em Saúde
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Fundamentos do Empreendedorismo em Saúde
Curso: Fisioterapia
Professor: Greice Medeiros Martins Wessler
Nome do estudante: Fernanda Schütz
Data: 12/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
Leia o seguinte texto: “Avanços e Perspectivas do Modelo de organização Social de Saúde no Estado de São Paulo” (disponível em: ). Com base nessa leitura, escreva um texto dissertativo de aproximadamente 7 linhas, explicando qual foi a justificativa que o Governo de São Paulo apresentou ao contratar a OS para administração de seus serviços. (2,5 pontos)
Resposta: No início da década de 1990 havia uma insatisfação geral dos cidadãos em relação a serviços públicos, ocorreu então uma crise fiscal movida também por escassez de recursos. Este motivo levou à necessidade de criar um novo modelo de gestão pública capaz de aperfeiçoar o uso de tempo e recursos.
O Estado de São Paulo editou a Lei Complementar no 846/98 (regulamentada pelo Decreto no 43.493, de 29 de setembro de 1998), que dispôs sobre a qualificação de fundações como OS para atuarem somente em atividades dirigidas à saúde e à cultura.
A contratação do modelo de OS apenas em hospitais que ainda seriam inaugurados foi pensada estrategicamente pela Secretaria de Estado de São Paulo, para melhorar as políticas públicas de saúde, redefinir as funções, ou seja, caberia ao Estado a função estratégica de monitorar e avaliar e a organização social.
O modelo de organização social de saúde foi implantado em 1998 no estado de São Paulo com o objetivo principal de melhorar qualidade do serviço público, contratar funcionários em um período curto de tempo e garantir a