Acidentes de Trabalho normas e rotinas
ANDRESSA COBO C.TEIXEIRA
FERNANDA S. DIAS
ACIDENTES DE TRABALHO, NORMAS E ROTINAS
MAUÁ
2015
Andressa Cobo C. Teixeira
Fernanda S. Dias
ACIDENTES DE TRABALHO, NORMAS E ROTINAS
Trabalho de Enfermagem, feito pelas alunas do Colégio Standard, como parte das exigências para a obtenção de nota.
Orientador: Profª. Liliane
Mauá
2015
Acidentes de Trabalho, Normas e Rotinas.
Em geral os profissionais de saúde atuam em ambientes na qual estão em exposição á diversos riscos de acidentes presentes, alguns como: risco biológico; risco químico; e risco quimioterápico.
Os acidentes de trabalho também podem ocorrer por falta de capacitação, inexperiência, cansaço, dupla jornada de trabalho, distúrbios emocionais, falta de atenção, etc, ou seja, são diversos fatores presentes dentro do ambiente de serviço hospitalar que podem acarretar acidentes leves ou gravíssimos.
Por isso também a obrigatoriedade em questão á vacinação do profissional da saúde como: tétano, difteria, hepatite B e o que mais for solicitado pelo PCMSO(Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), pois são extremamente importantes para prevenção de moléstias infecciosas que poderão estar presentes no ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora nº 32 - Tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para as medidas de proteção á segurança e a saúde dos trabalhadores nos ambientes hospitalares, e regulamentação de programas de prevenção.
Algumas outras comissões fazem parte para a ação preventiva dos trabalhadores na área da saúde, como: SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho), a CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar), e a SIPAT’s (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho).
O não cumprimento das normas estabelecidas pelas comissões acarreta a