A tecnica
As transformações da técnica:
A grosso modo eis a três etapas fundamentais do desenvolvimento da técnica: utensílio, máquina e autômato.
- o utensílio é um prolongamento do corpo humano. Exemplos: o martelo aumenta a potência do braço e o arado funciona como mão escavando o sol.
- Quando deixa de usar apenas a energia humana, a técnica passa o estágio das máquinas (utilização da energia mecânica, hidráulica, elétrica ou atômica).
Exemplos: o carvão queimando faz mover o tear, o vapor de água faz funcionar a locomotiva; a explosão da gasolina viabiliza o automóvel e a eletricidade põe em movimento o ventilador.
- Em etapa mais avançada, o autômato imita a iniciativa humana, porque repete "mecanicamente" as funções preestabelecidas, uma vez que é capaz de auto-regulação. A partir de programas, "tomadas de decisões" pela máquina, se tornam viáveis. Assim as "máquinas pensantes" se aproximam do trabalho, provocando regulando e controlando próprios movimentos.
Exemplos: o radar corrige a rota do avião de acordo com as alterações do percurso; a célula fotoelétrica instalada na porta do elevador impede que ela se feche sobre o usuário; em ambos os casos os comandos são alterados automaticamente conforme "informações" externas.
No espaço terrestre, o homem cria um espaço para viver e garantir a sua existência. Constrói campos de cultivo (agricultura), cidades, estradas, indústrias, campos para a pastagem do gado, represa rios, extrai recursos minerais e vegetais da natureza. Ao fazer isso, ele modifica a natureza. Transforma a natureza, o espaço natural, segundo suas necessidades. Produz um novo espaço. Esse espaço produzido pelo homem recebe o nome de espaço geográfico. Assim, o homem, através de seu trabalho e ao longo da história, é um construtor ou produtor de espaços geográficos.
O movimento social da Tecnocracia, com seu sistema contábil baseado em energia, pode ser rastreado até os anos 1930, quando um obscuro grupo de