Projeto de uma empresa
Com o avanço tecnológico nos ambientes empresariais, os usuários precisaram transmitir informações de maneira rápida e segura, para atender as altas demandas de serviços. Diversas empresas tentaram adaptar-se montando infra-estruturas precárias e sem planejamento que possibilitou ocasionalmente falhas que paralisaram serviços ou mesmo usuários causando prejuízos significativos.
Atualmente as empresas por menor que seja, reconhece que o crescimento vem de uma base consolidada em gerenciamento da informação, independentemente do ramo que esta empresa atua, a informação gerada deve estar sempre acessível com segurança e confiabilidade. Para garantir a disponibilidade constante destes serviços, deve-se planejar desde o projeto inicial do prédio, o projeto de infra-estrutura do cabeamento. Este projeto definirá se a manutenção, sendo uma simples adição de um nó, um defeito em cabos ou nos dispositivos concentradores, interrompa os serviços desta rede por um curto ou longo prazo.
Neste projeto, o administrador de rede deverá acompanhar o engenheiro elétrico observando na planta baixa da edificação os tipos de cabeamentos, possíveis interferências, quantidade de nós, possibilidades futuras de expansão, especificações de dispositivos, entre outras ações. Sempre observando as normativas de padronização.
O administrador de rede deve ter a consciência de que para montar uma rede bem estruturada, rápida e segura ele não deve apenas ver a parte de cabeamento estruturado. Ele também é responsável por pesquisar os equipamentos que se adéquam dentro da realidade da rede que estará sendo montada. Esses equipamentos seriam Servidores, Patch Panels, Switchs, Acess Points, Computadores, Placas de Redes entre outros.
Será apresentado a seguir as questões lógicas a serem tratadas e estudadas, com o objetivo de ter uma ótima estrutura, onde é necessário estudar a parte lógica da rede e verificar como vai funcionar um serviço, como aquele outro computador ira