Médias móveis
Professor Augusto
Médias Móveis
As Médias Móveis, ou MM, são provavelmente o indicador mais antigo no arsenal da Análise Técnica. A média móvel é um importante indicador da categoria dos Rastreadores de Tendência. Ela mede o valor médio do preço, volume ou mesmo de outro indicador em um determinado período. Sua representação gráfica geralmente é feita por meio de uma linha, a qual se movimenta a cada novo dado recebido para cálculo.
Elas eliminam grandes oscilações nos preços, filtrando somente o movimento principal. Quanto maior o período utilizado na MM maior é o grau de filtragem. Se a MM for utilizada para detecção de tendência de preços, quanto maior o número de períodos, maior o prazo da tendência observada: poucos períodos mostram a tendência de curto prazo, e muitos períodos mostram a de longo prazo.
Em Gestão de materiais e patrimônio serve para ter uma previsão de consumo do próximo período, tendência de consumo.
Exemplos:
Média Móvel Simples (MMS)
É a média mais comum, a média aritmética de n períodos. É calculada somando-se os valores dos n períodos e dividindo o resultado por n.
Com P1 sendo o preço atual, e Pn o enésimo preço mais antigo, o cálculo da MMS é o seguinte: Média Móvel Recorrente (MMR)
A MMR foi idealizada para realizar a função principal de uma média: atenuar fortes oscilações de preços. Era, portanto muito difícil realizar o cálculo de uma média longa, digamos 200 períodos, para dezenas ativas todos os dias. Dessa forma a cada novo dia só é necessário "tirar um pedaço" da MMR do dia anterior e substituir com uma fração do preço atual.
Média Móvel Exponencial (MME)
A MME é uma média que dá mais ênfase aos valores mais recentes, dando pesos maiores a esses valores, e menores aos mais antigos. Os pesos mais antigos caem de forma exponencial, de onde vem o nome da média.
Na literatura de estatística essa média pode ser encontrada sob o nome de EWMA, sigla de Exponentially Weighted Moving