ANÁLISE TÉCNICA MÉDIA MÓVEL MOVING AVERAGE CONVERGENCE DIVERGENCE - MACD
Augusto Marcon1
Felipe Borilli2
Jonatan Girardon3 1 INTRODUÇÃO
O numero de pessoas que investem em Bolsa de valores sem algum tipo de assistência de alguma corretora é pequeno, pois existem especialistas com grande capacidade de gerenciamento de recursos, com qualidades avançadas em economia, gestão e finanças. Quem procura rentabilidade de longo prazo, tem uma ferramenta preciosa para conseguir seu objetivo chamada análise técnica da média móvel, sendo simples e exponencial. Qual objetivo é maximizar os ganhos e abolir eventuais perdas no mercado de capitais.
2 OBJETIVO GERAL O objetivo principal desta análise é examinar os momentos de entrada e saída do mercado. Com a proposta de verificar se o investimento em três empresas com potencial acima da média, sendo as mesmas de setores diferentes. Para fazer esta constatação, foi utilizado o método de analise de empresas chamado de MACD, que proporciona uma abordagem técnica sobre a análise gráfica.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para a análise técnica (MACD) é necessário conhecer as demonstrações gráficas e seus principais objetivos na perspectiva de análise, abaixo trataremos das médias correspondentes aos indicadores que serão avaliados neste trabalho. 3.1 MOVING AVERAGE CONVERGENCE/DIVERGENCE - MACD
O MACD – Moving Average Convergence/Divergence – é um indicador técnico que fornece sinais de compra e venda no cruzamento de linhas do indicador e de sua média móvel, chamada de linha de sinalização. O MACD se move ao redor de uma linha central de valor zero, sem limite superior ou inferior, sendo esta linha uma zona onde existe um equilíbrio entre oferta e demanda. Logo, quanto mais o MACD se afastar dessa zona de equilíbrio, maior será a pressão para que ela futuramente retorne ao ponto de equilíbrio.
A construção do MACD é feita da seguinte forma: Primeiro, há uma linha MACD, sendo a diferença entre médias móveis exponenciais