Técnicas de négociação
Cada dia mais presente nas ações dos executivos, a negociação tem adquirido crescente no desempenho das empresas. É na habilidade do negociador que muitas vezes encontramos a diferença entre o lucro e o prejuízo de um empreendimento.
Dependendo da forma que é conduzida, uma negociação pode ser responsável pela manutenção ou rompimento de relações comerciais. Como atributos fundamentais e indispensáveis, o negociador deve ter habilidades, entre as escolhidas pelo grupo são: compromisso, comunicação, torne se um bom ouvinte e planeje.
Compromisso: São declarações verbais ou escritas sobre o que as partes farão ou deixarão de fazer, podendo ser feitos ao decorrer ou final da negociação. A expressão ter um compromisso significa estar ocupado em uma data, ou ter vinculo ou acordo com alguém.
Exemplo: Um locatário de casas, após 4 meses pede a quebra de contrato e informa ao inquilino que precisa da casa em 15 dias. Sendo que o contrato estava firmado para 12 meses.
O contrato formalmente realizado é um compromisso do locatário com o inquilino, com esta atitude, ele não teve compromisso, e nem cumpriu as normas do contrato.
Comunicação: Um negociador deve ser um bom comunicador. Saber, além de tudo, escutar as partes interessadas. Lidar com pessoas é algo bastante delicado e deve existir muito cuidado com as expressões. Outras características são a autoconfiança e a persuasão. O negociador deve estar seguro na hora de vender a sua idéia e que não se incomode, ou simplesmente não tenha medo daquele que está do outro lado. O sucesso de uma boa negociação depende do nível de entendimento e compreensão entre as partes. A comunicação deve ser realizada de maneira objetiva e clara, além disso, o transmissor deve ter a certeza que o receptor compreendeu exatamente o que lhe foi transmitido.
Exemplo: Uma idosa entra em uma loja e o balconista a cumprimenta oferecendo ajuda. Ela responde que esta procurando um aquecedor e