Resenha brava gente
ENFERMAGEM – 1º PERÍODO “A” NOTURNO
PRISCILA SANTANA BRASIL
BRAVA GENTE A HISTÓRIA DE ANNA NERY
Maceió
2012
PRISCILA SANTANA BRASIL
BRAVA GENTE A HISTÓRIA DE ANNA NERY
Resenha apresentada ao curso de enfermagem, sob orientação da prof. Rita Webster, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Processos Históricos de Enfermagem.
Maceió 2012 Nome Original: Brava Gente Brasileira. Cor filmagem: Colorida. Origem: Brasil. Ano de produção: 2000. Gênero: Drama. Duração: 104 min. Classificação: 16 anos. Direção: Lúcia Murat. Elenco: Diogo Infante, Luciana Rigueira, Floriano Peixoto, Buza Ferraz, Leonardo Villar, Sérgio Mamberti, Adeílson da Silva.
O filme Brava Gente conta a história da primeira enfermeira brasileira que serviu na guerra do Paraguai voluntariamente. Anna Nery, no filme interpretado por Marília Pêra, escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar das faltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Anna chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou. Ficara no hospital São Lázaro, onde haviam mais de mil homens feridos. Ali começava uma árdua jornada de trabalho. Apesar das dificuldades e da forte rigidez militar da época, Anna resolveu criar grupos para a melhoria da enfermaria. Fez cinco grupos, onde um era responsável pela limpeza da enfermaria, outro por cortar os cabelos e fazer a barba de todos os doentes, outro responsável pelo café da manhã, outro pelo banho e o último responsável por arranjar cal para acabar com os piolhos. Tanta bondade e organização trouxe raiva e até mesmo inveja aos médicos que ali comandavam. Por fazer