Técnicas de negociação
Técnicas de Negociação – Prof.
ATPS Técnicas em Negociação
São José dos Campos
Maio/2013
Etapa 3
Realizando o teste de MARTINELLI, Dante P. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. São Paulo: Saraiva, 2009. Podemos verificar que nosso desempenho como negociadores é bem-sucedido e atingimos uma média de 102 pontos, mas não podemos nos acomodar e precisamos continuar nos preparando para futuras discussões. Ao estudar sobre “As habilidades essenciais dos negociadores”, nosso grupo pode chegar à conclusão que negociar é umas das tarefas primordiais no dia-a-dia das pessoas e principalmente na vida profissional dos administradores. E para ser um grande negociador é necessário talento, no qual qualquer pessoa pode desenvolvê-lo ao longo do tempo através de muito esforço e dedicação, com habilidades relacionadas a aptidão, capacidade, competência e inteligência.
Tendo as habilidades bem desenvolvidas possibilita uma postura pró-ativa, buscando sempre o melhor acordo, num relacionamento duradouro, satisfazendo os interesses dos envolvidos conforme critérios e objetivos estabelecidos, utilizando também dialogo constante. Portanto negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, suas decisões definem os valores monetários da empresa e consequentemente o futuro da mesma. Ter conhecimento das habilidades e atitude para poder desenvolver bem uma negociação são questões imprescindíveis, para que o resultado seja satisfatório e os objetivos atingidos, alcançando o almejado sucesso na empresa.
Nota-se também uma necessidade constante, dos administradores e suas empresas saberem e explorarem formas criativas de como comportar-se diante de alterações no qual estão inseridos, tornando-se um diferencial na busca e na identificação das habilidades e dos perfis dos administradores que ajudarão alcançar negociações efetivas