Técnicas de Negociação
Linguagem – Para uma boa negociação, é necessária uma linguagem clara e culta. Postura – É necessário que se mantenha uma postura adequada, contato visual e que esteja atento a sua própria expressão (Caras e Bocas).
Ouvir – Independente do papel que irá assumir na negociação, é essencial nos permitir “Ouvir”, pois assim conhecemos as necessidades da outra parte, e podemos usar ao nosso favor.
Preparação – É a busca pelo real interesse da negociação. (Com quem negociaremos, detalhes do que será negociado).
Confiança – Na negociação a confiança vinda do negociador é de extrema importância, dessa forma, demonstra o domínio sobre o assunto tratado.
Planejamento e Organização:
Planejamento – É preciso uma preparação para avaliar os caminhos e as possibilidades durante a negociação. Nada mais é do que a prevenção para situações inesperadas.
Organização - Durante a negociação é necessário que haja organização, pois facilita o levantamento de informações.
Treinamento e Disciplina:
Treinamento – O treinamento permite ao negociador, uma melhor preparação e domínio sobre o assunto a ser tratado. O treinamento é primordial.
Disciplina – Agir corretamente do desenvolvimento de suas atividades. (Seguir um roteiro – Respeitar as regras).
Auto- desenvolvimento:
Trata-se da busca de aprimorar-se perante o assunto que irá ser discutido. É a busca pelo conhecimento total de seu produto/serviço a ser negociado.
Determinação:
No momento da negociação, é preciso estipular metas e objetivos, no ato de negociar se faz necessário manter o foco no que se deseja conquistar.
Inovação:
Adotar novos métodos, que facilite a compreensão do assunto tratado.
Flexibilidade e Adaptabilidade:
Flexibilidade – A facilidade de analisar os dois lados da negociação.
Adaptabilidade – Procurar meios viáveis para a negociação (Ex.preço máximo no caso de uma compra e preço mínimo no caso de venda).