Técnicas de negociação
Qualquer que seja o objetivo da negociação existe aspectos que devem receber cuidados por parte dos negociadores durante sua preparação. O objetivo é tratar dos seguintes aspectos da negociação: a agenda, o local e os participantes.
Definir a agenda: Na negociação é importante criar uma agenda para que tenha um controle de todo o processo. A parte da reunião deve ser negociada entre as partes e formalizada por escrito, nela deve conter os assuntos a serem discutidos, as prioridades e o tempo a ser utilizado em cada uma das etapas na negociação.
Os elementos anteriores citados minimiza a possibilidade de inclusão de outros itens durante a negociação, assim como também a manipulação do tempo por parte de um dos lados, evitando um desgaste desnecessário dos participantes e tendo um controle de todo o processo de negociação.
Determinar e preparar o local da negociação: Em relação ao local ou ambiente da negociação, embora alguns autores ressaltasse a importância de negociar-se “em seu território”, não existe uma regra única. Uma negociação pode ser feita em lugares variados, desde que, nesse ambiente existam os equipamentos e documentos necessários para a realização da mesma. Por exemplo: Questões politicas como os presentes em compras de equipamentos internacionais, a compradora pode determinar um local para que ocorram as discussões. O importante quanto ao aspecto de negociação é que o ambiente seja silencioso, agradável, e adequado para uma reunião de negócios onde possa abrigar a todos os participantes.
Identificar os participantes: Um passo muito importante para uma reunião de negócios é saber identificar os participantes. A presença de pessoas que não tenham relação como os assuntos em pauta pode prejudicar todo o andamento do debate. Por esse motivo é importante contar com pessoas absolutamente necessárias, aquelas que podem de alguma forma contribuir para a solução do problema ou para a consecução do objetivo