técnicas de negociação
Preparação
Vá preparado com números e argumentos que sustentem a sua oferta. Pesquise sobre a situação financeira do seu cliente, estude o mercado e procure reunir detalhes de negociações semelhantes. A sua posição sairá melhor se usar bons argumentos, fazer que o cliente veja o quanto vai ganhar fechando a negociação com a sua empresa.
Informe que as ambas das partes esta ganhando
Tente perceber que tipo de acordo se encaixa melhor na sua forma de estar no mercado. Este conhecimento pode ajudá-lo a levar uma proposta mais apelativa para a mesa de negociações. Se outras empresas já lhe falaram que o seu interlocutor não gosta de estar sempre à mesa de negociações, proponha, por exemplo, um contrato de dois ou três anos.
Bom para ambas partes
Colocar no contrato que os resultados seriam bem melhor para as duas empresas isso ajuda a acelerar o processo. Podem descobrir pontos em comum, como a estratégia de crescimento ou a entrada em novos mercados, que logo à partida tornam o acordo mais interessante.
Onde pode ceder
Caso veja que não esta indo muito bem a negociação é normal que não consiga tudo o que pretende. É importante que pense em que áreas podem ser mais flexíveis para assegurar outras partes onde não pode mesmo ceder. Talvez possa aceitar um preço um pouco mais alto em troca de melhores condições de pagamento. Mas tem que pensar tudo antes da reunião.
Quando desistir
É importante saber quando deve abandonar a negociação porque ela não satisfaz os seus objetivos. Defina alguns limites logo no início e esteja pronto para abandonar a negociação se essas condições não forem satisfeitas. Se a outra parte não é capaz de oferecer uma proposta benéfica para ambos, retire-se e procure outra empresa
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sete-tecnicas-de-negociacao-que-deve-dominar=f839396#ixzz2x07y94jk