história da contabilidade
Turma: 3º Termo - Diurno
Prof: Ricardo Sant'ana
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Por volta do século 8.000 a.C., surgiram os primeiros registros de atividades contábeis, onde os Sumérios criaram um sistema em que uma ficha de barro representava um boi. Centenas de anos depois, no século XIII, através da obra de Al-Khwarism, Leonardo Fibonacci escreveu "Liber Abacci", seu primeiro livro, que teve alta influência na introdução da numeração hindu-árabe na Europa. O livro descrevia métodos de cálculos sem o uso do ábaco.
Com o surgimento do mercantilismo, o intervalo entre o século XV e o século XVIII passou a ser o período em que a economia deixou de ser regional e tornou-se nacional. Devido expansão marítima e a intervenção do estado, o comércio se revolucionou intensificando a Contabilidade ao controlar toda a riqueza que estava em ascensão.
Nesta época, a Itália se sobressaía no comércio mercantil, o que levou o país a ser o primeiro a ter formalização da Contabilidade. A escola italiana afirmava que a contabilidade, além de ser um registro, era também uma forma de gestão. No entanto, a escola dos Estados Unidos dizia que era algo necessário para a tomada de decisões e prezava a integração entre acadêmicos e profissionais na área.
Contabilidade estuda os fatores que afetam os patrimônios de uma empresa, ela registra e analisa tudo que estiver relacionado com a formação, movimentação e as variações do patrimônio administrativo ligado à entidade, com a finalidade de assegurar seu controle e informar os administradores e as demais pessoas relacionadas a ele. Desta forma é possível conhecer desempenho da empresa como um todo e a contribuição de seus departamentos.