historia da contabilidade
A Contabilidade é, objectivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza económica, financeira, física e de produtividade, com relação á entidade objecto de contabilização.
Desde o inicio da história da humanidade, a contabilidade já existia, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, económico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.
De acordo com relatos de diversos autores, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade, existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. Os povos primitivos dedicavam-se à agricultura e a pecuária e logo foram surgindo as cidades e as actividades comerciais. Devido à acção humana que gera e modifica o património, concluiu-se que a contabilidade precisava ser tratada como ciência social.
Como objectivos específicos do trabalho, é identificar os principais factos que marcaram a história da contabilidade e ainda conhecer a opinião dos profissionais que vivem o lado prático e o lado teórico da contabilidade.
1. A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade surgiu no início da existência humana devido à necessidade do homem em obter informações a respeito de suas riquezas. Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é, necessário se faz remontar a suas profundas origens.
Os primeiros indícios de actividades comerciais surgiram a 4500 a.C., onde civilizações, assírios, caldeus e sumérios, da Mesopotâmia se dedicaram à agricultura e fizeram surgir cidades e desenvolver actividades comerciais. O registo dessas transacções era feito em placas de argila, onde nelas eram constatados os resultados obtidos numa colheita, os objectos trocados, os impostos e taxas colectadas pelas seitas religiosas (Paliares e Rodrigues, 1990).
Mas, Barreto