historia da contabilidade
São Paulo
2013
Introdução
Desde os primórdios o homem já se utilizava da Contabilidade, mesmo não tendo ciência sobre esse assunto. E conforme o tempo foi passando, as informações geradas pela contabilidade se tornam cada vez mais relevantes para que possamos avaliar a saúde financeira das empresas.
O trabalho a seguir tem como objetivo, mostrar essa transição dos pensamentos contábeis e suas técnicas, da forma como eles surgiram, até os dias de hoje, citando principalmente o surgimento das Partidas Dobradas, principal técnica utilizada universalmente na Contabilidade Societária para gerar os registros dos fatos.
2. A Evolução Histórica da Contabilidade
2.1 Definições de Pensamento
Pensamento é um substantivo que indica o conjunto de fenômenos. É um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Podem ser:
Cognoscitivos (que se podem conhecer)
Intelectivos (que se podem compreender)
2.2 Definição do Pensamento Contábil
O pensamento contábil é aquele que reflete as idéias, as opiniões, as reflexões dos contabilistas em determinada época em relação a um conjunto de fênomenos históricos vividos pela Contabilidade em relação ao seu objetivo. O objetivo principal da contabilidade é o de fornecer informações úteis para os seus usuários.
Além disso, o pensamento contábil possui algumas peculiaridades, quais sejam:
Nem todos os pensamentos convertem-se em teorias;
Nem todos alcançam valor histórico;
Precede a teoria contábil.
Finalmente, cabe destacar que as escolas de pensamnto contábil são formadas a partir de um conjunto de pensamentos simultâneos nas mentes dos contabilistas.
Só conseguiremos uma maior valorização social se deixarmos de enfatizar os registros e à informação e buscarmos valorizar o percurso de vida da riqueza e