Técnicas de negociação
O que é negociação?
Negociar é buscar o acordo por meio do dialogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “ cuidar dos negócios”.
Negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra.
É o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes..
Um bom negociador resolve os conflitos de forma cooperativa produzindo ótimos resultados para todos. Ele se prepara muito antes, durante e depois da negociação, usa suas habilidades, suas percepções, seus princípios, sabe ouvir, é flexível e criativo, ele acredita no que esta fazendo e dizendo.
Sabe o que não se deve fazer em uma negociação como, improvisação e falta de planejamento, ele se prepara , se cerca de informações, colhe todos os dados necessários para ter um bom resultado; usa e transforma os pontos fracos do oponente a seu favor, tem a capacidade de perceber e valorizar as diferenças. Não aplica truques, macetes e artimanhas, não tenta manipular os outros, não se portam agressivamente nas suas negociações, mas sempre tem bons argumentos.
Sabe que seus erros não representam o fracasso, mas tão somente feedbach negativo, isto é, uma informação que nos diz que alguma coisa que tentamos não deu certo. Esses erros são encarados como uma boa fonte de aprendizado.
“ Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa” (Sparks, 1992).
Negociação e um processo, existem um conjunto de etapas a serem seguidas.
Uma delas é a preparação, muitas negociações são ganhas ou perdidas nessa etapa. Se o oponente percebe que falta conhecimento, preparação inadequada já terá um ponto negativo.
Outra etapa é o processo de relacionamento entre pessoas, o