Peixes12

292 palavras 2 páginas
Por Tiago Ferreira da Silva |
O Período Cambriano faz parte da era paleozóica e é responsável por uma das maiores expansões orgânicas da Era Antiga. Seu período iniciou por volta de 542 milhões de anos atrás e é subdividido em três épocas: Cambriana Inferior, Cambriana Média e Cambriana Superior. Por Tiago Ferreira da Silva |
.
Os oceanos primitivos do período Cambriano, cerca de 510 milhões de anos atrás, deram origem aos primeiros tipos de peixes, denominados de ‘‘Ostracodermas”. Os Ostracodermas viveram nos oceanos antigos durante um curto período de tempo geológico, que durou do Cambriano até o final do Período Devoniano, cerca de 310 milhões de anos atrás. Os Ostracordermas eram organismos muito diferentes dos peixes que hoje nós conhecemos. Eram peixes que não apresentavam mandíbulas, tendo o corpo recoberto por placas ósseas. Os Ostracodermas são atualmente incluído na classe Agnatha ou Ciclostomata, são peixes viventes atualmente que também não apresentam mandíbula, incluem peixes como as lampréias e feiticeiras.
Pikaia é um animal extinto, do período Cambriano, considerado pela imensa maioria dos biólogos como o ancestral comum de todos os atuais vertebrados.
Os primeiros cordados do registro fóssil foram representados pelo Pikaia. Se considera este animal um cefalocordado, apesar da dificuldade que envolve distinguir entre um cefalocordado e representantes primitivos de Craniata. A única diferença é a cefalização.
Pikaia foi encontrado no Folhelho Burgess, na Colúmbia Britânica (Canadá). Tem uma musculatura longitudinal chamada miótomo. Teria cerca de 5 cm e como que duas antenas pequenas. É um animal que deverá ser estudado em mais detalhes pela sua importância na evolução dos cordados.
Sendo um céfalocordado (Cephalochordata, animal que possui o que seja uma cabeça definida e uma "corda" nervosa ao longo do resto do corpo), encontra como animais semelhantes hoje os

Relacionados

  • O Caribe
    1656 palavras | 7 páginas
  • Nafta e Caribe
    21572 palavras | 87 páginas