Técnicas de negociação
Negociação é um processo de relacionamento que visa ao entendimento entre as partes, pode ser simples ou complexo, rápido ou demorado, envolvendo duas ou mais pessoas.(Rodnei Domingues, site negociarbem.com).
Para buscar uma ampla definição do que seria negociação, vários autores foram consultados, alguns ressaltam a importância das variáveis básicas como o uso da informação, do tempo e do poder, outros enfatizam a importância de comunicação, outros ainda ressaltam a busca pelo acordo e a procura por relações duradouras, outros apenas falam em satisfação de necessidades, e outros, por fim, vinculam o tema a solução de conflitos.
A negociação, portanto, deve ser conceituada como um somatório de todos esses aspectos, pois, conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontra inserida na prática, um ou outro aspecto será mais ou menos relevante.(Dante Pinheiro Martinelli e Flávia Angeli Ghisi do livro Negociação, aplicações práticas de uma abordagem sistêmica).
Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes.
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos.
Não existe um conceito único para estilos de negociação, visto que cada pessoa detém um estilo predominante de negociar.(artigo elaborado por Cícera das Dores de Caldas, Glicério Fernandes da Silva e Eliane Pessoa da universidade de Brasília).
O melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca de pensamentos.
Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre seu negociador. Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais pessoas buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses.(Francisco G professor de negociação do SENAC).
Dentro das técnicas de negociação, fatores