Técnicas de negociação
Vimos que as seguintes habilidades são extremamentes necessárias para o sucesso em uma negociação:
Preparar-se cuidadosamente: É preciso que o negociador tenha todas as informações necessárias a serem passadas à outra parte na negociação e, acima de tudo, evitar a qualquer custo passar informações que não procedem.
Focalizar os interesses, não as posições: O negociador deve focalizar-se nos interesses para que o processo ganha-ganha tenha sucesso.
Conhecer prioridades do que será negociado: Em uma negociação é superimportante definir prioridades para que assuntos realmente importantes não sejam deixados de lado.
Fazer o tempo trabalhar por ele: O tempo é uma das variáveis básicas para o sucesso em uma negociação, pois, como por exemplo, remarcar uma reunião para dar contuidade à negociação pode causar o desinteresse da outra parte, por isso, o planejamento é de extrema importância.
Fazer muitas perguntas: Para que o negociador saiba até onde a outra parte deseja ceder. é necessário fazer muitas perguntas, porém, é muito importante deixar que a outra parte também se manifeste com perguntas.
Confirmar suas necessidades: É necessário sempre deixar claro à outra parte o objetivo da negociação para que não haja controvérsias/conflitos entre as partes.
Explorar muitas opções: É importante ter uma visão ampla sobre a negociação para que, em muitas vezes, os negociadores optem por um caminho mais interessante para ambas as partes.
Começar alto, conceder lentamente: É extremamente importante inicializar uma negociação com propostas altas para que ao decorrer do processo, o negociador possa ceder lentamente, evitando assim, desvantagem frente às necessidades da outra parte.
Verificar o que foi combinado: Ao finalizar uma negociação é importante fazer o check list de tudo o que foi dito e acordado para que, se houver necessidade de modificar algo, ambas as partes entrem em consenso.
Revisar o desempenho: Um negociador deve