Engenharia de requisitos
TECNÓLOGO EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
RESUMO
Sendo um software um produto não acabado e em constante evolução é com a qualidade do software, que esta relacionada à satisfação dos requisitos organizacionais, funcionais e não funcionais. Portanto, destacamos a necessidade de compreender e especificar adequadamente os requisitos do sistema. O método de começar um novo projeto nem sempre é o mais adequado, pois muitas informações perdidas teriam que ser redescobertas por tentativas ou erro. Portanto, é necessário aplicar uma reengenharia para redocumentar ou reestruturar o sistema, no qual esses processos podem ser minimizados através de uma técnica como a engenharia de requisitos.
Neste trabalho mostramos os principais conceitos desenvolvidos.
INTRODUÇÃO
Neste capitulo, apresentamos o domínio da Engenharia de Requisitos e os principais conceitos desenvolvidos. Na seção 1.1, visão geral proposta pela engenharia. Na seção 1.2, principais conceitos desenvolvidos.
ENGENHARIA DE REQUISITOS
1.1 Visão Geral
A engenharia de requisitos, por ser uma área recente, é uma subárea da engenharia de software, tem se mostrando muito importante nas organizações com relação à definição de sistemas, pois ela pode reduzir o numero de problemas e minimizar ou até solucionar por completo o impacto no sistema final.
Segundo (Somerville e Kotonya, 1997), requisitos são definidos durantes as primeiras fases de um desenvolvimento de sistema como uma especificação do que deveria ser implementado. Resumidamente, requisito é algo que o cliente necessita.
A IEEE 1984 define engenharia de requisitos como um processo de aquisição, refinamento e verificação das necessidades do cliente para um sistema de software, objetivando-se ter uma especificação completa e correta dos requisitos de software.
Na engenharia de requisitos, os problemas mais comuns podem surgir estão associados à complexidade, à volatilidade, à