Técnicas de negociação
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
Nome: Maiara de Morais dos Santos
RA: 4200060128 Curso: Administração
Série: 1°
Turma: B
Passo Fundo, 08 de maio de 2012
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
O envolvimento de um terceiro no processo de solução do conflito é importante quando as partes percebem que não são mais capazes de chegar ao acordo sem a intervenção de outras pessoas, imparciais e sem interesses diretos no resultado da negociação.
Há quatro diferentes formas de envolvimento da terceira parte na solução do conflito, são elas: Inquisição, Mediação, Arbitragem e Negociação. * Inquisição: onde ocorre a filtragem de posições onde se tenta obter uma solução satisfatória para ambas as partes. A inquisição retira toda a influência das partes, e o terceiro interventor assume o controle tanto do processo quanto do resultado.
* Mediação: onde de têm uma solução rápida e eficaz do conflito, favorecendo o relacionamento duradouro e o diálogo entre as partes, possibilitando sentimento de satisfação e envolvimento com o resultado, uma vez que são as próprias partes que, de forma autônoma e somente auxiliadas pelo mediador imparcial, alcançam a solução benéfica. O acordo é construído pelas partes, sem formalismos, rigidez legislativa ou custas processuais, além de inexistir o desgaste causado pelo litígio processual ou pelo impasse na tentativa de solucionar o conflito sem o apoio de mediador.
* Arbitragem: é um sistema de solução pacífica de controvérsias nacionais e internacionais, rápida e discreta, quer de direito público quer de direito privado. Consiste na submissão de um conflito ou disputa à decisão final, sendo irrecorrível de um terceiro imparcial. Trata-se de um método privado, eficiente, sigiloso e prático.
* Negociação: Trata-se do processo através do qual as