Atps de comportamento organizacional
ATPS, apresentada pelo grupo à turma de psicologia do Centro Universitário Anhanguera de Santo André.
SANTO ANDRÉ
2012
ETAPA 3.
Formação dos grupos. Sua transformação em equipe. Da equipe: tipos, desenvolvimento e atuação. Organização: seu conceito e relevância. Liderança. A ética em um mundo Competitivo.
A princípio para termos um trabalho eficaz e satisfatório temos que diferenciar certos cargos. Um exemplo importante é a diferença entre um líder e um administrador. Segundo Robbins, a liderança é definida como a capacidade de influenciar pessoas a alcançar determinados objetivos. Na administração temos a ausência de um líder e de um administrador eficaz, a ausência de uma boa comunicação também interfere muito na atuação do líder que tem como “obrigação” se fazer entender. Entre um líder e um subordinado é necessário que ocorra um grau de confiança credibilidade e respeito uns com os outros. É exatamente o que falta na figura. A tarefa foi mal estruturada, o grau de procedimento estabelecido não foi eficaz por várias razões e com isso o líder tende tomar decisões nem sempre satisfatórias como, por exemplo, a aplicação de punições. Com isso muitas vezes ele fica com uma imagem não muito positiva por alguns colaboradores.
Falha na comunicação – boa comunicação resulta em eficácia em grupos e organizações; onde a falta de comunicação é a fonte mais freqüente de conflitos interpessoais. Comunicação é mais do que transmitir um significado, ela precisa ser compreendida. Na imagem percebe-se que há um líder para aquele grupo de trabalho e que provavelmente o meio de comunicação foi oral, mas teoricamente quanto maior o numero de receptores da informação maior a probabilidade de distorção do que foi dito. Comunicação perfeita é inatingível, mas chega mais perto do resultado quando os receptores compreendem a ordem mandada e as executam da melhor maneira