Técnicas de Higienização e Sanitização de Alimentos.
Alimentos frescos e de baixa caloria têm recebido atenção cada vez maior dos consumidores. Assim, o mercado de hortaliças frescas e frutas cresceram significativamente na última década.
A etapa de lavagem dos vegetais deve feita com água de boa qualidade e com a adição de soluções sanitizantes, uma vez que o uso destas soluções reduz significativamente a contaminação, resultando na obtenção de produtos microbiologicamente mais seguros. Portanto, a sanitização tem um importante papel na minimização da deterioração e na manutenção da qualidade do produto.
Os produtos clorados, como os sais de hipoclorito, constituem o grupo de compostos sanitizantes mais utilizado. No Brasil, o hipoclorito de sódio é o único agente sanitizante permitido pela legislação, e vem sendo utilizado na higienização dos vegetais para manter sua qualidade microbiológica. Porém, devido ao alto potencial carcinogênico do hipoclorito e dos demais sais de cloro, nos últimos anos tem existido a preocupação quanto ao seu uso. Por esse motivo, outros sanitizantes têm sido propostos como substitutos do hipoclorito de sódio na sanitização de frutas e hortaliças.
Em outros países, agentes como o ácido acético e ácido paracético ganharam aceitação por ser considerado tão eficaz quanto o cloro. Outro agente que vem recebendo atenção especial é o dióxido de cloro, pois embora seja um derivado do cloro, ele gera quantidades insignificantes de subprodutos sendo considerado um produto de baixo potencial carcinogênico.
2. Objetivo:
Realizar a higienização de frutas legumes e verduras,e a sanitização do ambiente. Para o preparo de uma salada de frutas e tabule.
3.Materiais e métodos:
1.1. Materiais:
Tabela 1: Ingredientes, produtos e utensílios
Ingredientes
Utensílios
Produtos
Alface
Balança
Água
Banana
Facas
Desinfetante para hortifrutícolas (Hipoclorito de sódio)
Cebola
Tábuas para corte
Álcool
Triguilho
Tigelas
Hortelã
Kiwi
Laranja