microbiologia
Além de controlar disperdícios econômicos e assim reduzir gastos desnecessários, a Sanitização e Higienização na industria de alimentos e todas as suas etapas, são muito importantes também para os consumidores que confiam em certas empresas. Devido a diversidade de cada alimento, fica mais específico os métodos usados para cada um, fazendo assim com que as empresas tenham que capacitar seus funcionários e estruturar seu espaço físico de formas diferentes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), os principais meios de contaminação microbiana são: água, ar, ser humano, insetos, equipamentos, instalações, matéria-prima e ingredientes.
OBJETIVO
Mostrar como os métodos de higienização e sanitização são empregados de forma correta para que possa assim, reduzir os riscos de contaminação. Nomear os métodos utilizados. Disponibilizar informação sobre os riscos que bactérias patogênicas tem ao ser humano, mostrando seus sintomas e causas.
CONCEITO
A higienização na indústria de alimentos implica em evitar os malefícios à saúde humana e reduzir os riscos da perda do produto previnindo o ataque ao produto por microorganismos, principalmente pelos de ação patogênica. A empresa deve prover condições e equipamentos necessários para que seus funcionários desempenhem o trabalho corretamente.
As soluções sanitizantes possuem alta capacidade de esterilizar microorganismos patogênicos e da flora normal. Os principais compostos que constituem estas soluções são: iodo, cloro, quartenário de amômio, ácidos, agentes gasosos e antibióticos.
METODOLOGIA
Existem métodos físicos e químicos para o controle microbiano. Esses métodos podem impedir que ocorra a contaminação cruzada, quando há o contato de um alimento contaminado com um não contaminado, fazendo assim com que o alimento seja prejudicado. Os métodos físicos são: calor, filtração, baixas temperaturas, alta pressão, dessecação, pressão osmótica e radiação. Nos métodos