aula
A maior parte das contaminações acontece depois que os produtos são assados
Gostou? Envie a um amigo
Imprimir
Tamanho da letra Diminuir Aumentar
Existem vários fatores para a ocorrência da contaminação alimentar em padarias, entre eles a falta de higienização. Como consequência da ausência das práticas de higiene ou da aplicação incorreta delas, é muito comum que nesses estabelecimentos aconteça a proliferação de micro-organismos como fungos, por exemplo. Para evitar esse tipo de problema, existem procedimentos recomendados pelas normas desegurança alimentar, e que não podem ser deixados de lado pelos panificadores que prezam pela qualidade de seus produtos.
O homem pode ser a principal fonte de contaminação dos alimentos se cuidados básicos não forem tomados
“A maior parte das contaminações acontece depois que os produtos são assados, durante o esfriamento, transporte para o setor de vendas e enquanto permanecem expostos aos clientes. Durante essas etapas, os micro-organismos podem chegar aos produtos de diversas formas”, explica Marina Queiroz, especialista em panificação e professora do Curso Profissional Avançado de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A má higienização de equipamentos, instalações e utensílios é uma dessas formas de contaminação alimentar. De acordo com a especialista, ela acontece durante a manipulação dos alimentos, diante das seguintes situações:
– Incorreta higienização;
– Material utilizado, como por exemplo, madeira ou outro material poroso;
– Equipamentos que não possibilitam a completa limpeza ou são construídos de forma inadequada, dificultando a desinfecção.
Tendo em vista tais dificuldades, o curso traz várias orientações quanto aos tipos de contaminação e doenças decorrentes dela, bem como as práticas de prevenção recomendadas pela segurança alimentar. Confira algumas dicas retiradas do curso:
Higiene dos manipuladores
O homem pode ser a