Limpeza e Sanitização
Limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local. A definição da palavra “limpeza”, conforme um famoso dicionário da língua portuguesa: Substantivo feminino; qualidade de limpo, de asseado.
Sanitização é o conjunto dos mecanismos utilizados na indústria de alimentos para produzir e/ou desenvolver produtos dentro das exigências recomendadas de higiene.
Introdução
A higiene, a limpeza e a sanitização de todas as etapas do processamento na indústria são fundamentais para a segurança e qualidade dos alimentos. Devido à diversificação de produtos, as empresas de alimentos para evitar perdas econômicas e problemas de saúde pública, necessitam da implantação de programas rígidos de higiene e sanitização em suas fábricas, quase que específicos para cada produto elaborado. E para que os programas de higiene, limpeza e sanitização tenham fortes impactos nas fábricas de processamento de alimentos é necessária que se estude a sua viabilidade, desde a escolha do local da indústria, do projeto de sua construção e instalação, seus equipamentos, a seleção de seus empregados, ou seja, observar todos os momentos da realização dos processos.
Fundamentos de Higiene
Os procedimentos de higiene aplicam-se às empresas processadoras de alimentos, aos fornecedores de matéria-prima em toda a sua cadeia, desde a produção do in-sumo lá na propriedade rural, até a armazenagem e distribuição do produto para o comércio varejista, chegando às mãos do consumidor. A aplicação dos procedimentos de higiene na indústria de alimentos visa prevenir o ataque do produto por microrganismos, especialmente pelos de ação patogênica, evitando, assim, malefícios contra a saúde humana e reduzindo ao mínimo o risco de perdas do produto.
A empresa para assegurar uma boa qualidade de seu produto deve fornecer aos seus operadores e manipuladores dos alimentos todas as condições necessárias de trabalho como facas adequadas à operação, equipamentos adequados, roupas