Engenharia civil
1.1 Título
GERADOR DE VAN DE GRAAFF.
1.2 Objetivo
Identificar o formato e valores nas superfícies equipotenciais.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Define-se superfície equipotencial de um campo elétrico a qualquer superfície em cujos pontos o potencial elétrico é constante.
• Estas superfícies têm duas propriedades importantes:
1a - A força elétrica durante o deslocamento de uma carga elétrica puntiforme sobre uma superfície equipotencial é nula.
• 2a - As superfícies equipotenciais são perpendiculares às linhas de força ou linhas de campo elétrico e, conseqüentemente, perpendiculares ao vetor campo elétrico . No caso particular do campo de uma carga puntiforme, a simetria sugere que são superfícies esféricas concêntricas com a carga e as linhas de força (de campo) são radiais com o centro da carga. Observe nas figuras acima que as linhas de força (de campo) se afastam das cargas positivas e nas figuras abaixo se aproximam das negativas. Para cargas positivas, o potencial de cada superfície aumenta quando se aproxima da carga e para cargas negativas diminui quando se afasta da carga. Nas figuras abaixo estão representados várias configurações com as respectivas linhas de força e superfícies equipotenciais. Observe que, em cada ponto elas são perpendiculares entre si. Lembre-se de que o potencial elétrico diminui ao longo das linhas de força (de campo), não importando se a carga é positiva.
Campo Elétrico Uniforme Um campo elétrico uniforme tem em todos os seus infinitos pontos mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido e é obtido entre duas placas condutoras idênticas e paralelas e eletrizadas com cargas de mesmo módulo, mas de sinais contrários.
Observe que nesse caso as superfícies equipotenciais são planas e paralelas entre si. Trabalho (W) e diferença de potencial (U) Considere o campo elétrico criado por uma carga fonte puntiforme Q (figura I) e o campo elétrico