TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
Quem não escreve bem... Perde o trem!
O autor narra uma história, que acaba dando uma confusão, pois o bilhete esta totalmente sem coerência e escrita de forma incorreta, onde se encontra várias formas de interpretações de entendimento, dependendo do ponto de vista de cada leitor.
Sua secretária por sua vez entende o bilhete de outra forma do que estava sendo pedindo, pois não estando claro o que o gerente havia escrito no bilhete, daí o mal entendido, pois ela foi à noite para reservar um lugar para o dia seguinte ás 8 horas da manhã, sendo que ele queria uma passagem para o Rio de Janeiro no trem das 8h (noite) e reservar um lugar com leito. No dia seguinte, ele descobrir que ela comprou uma passagem para outro horário, seu chefe fica furioso, como isso gerando tremendo de um prejuízo para seu chefe. Ela explica para ele que o bilhete escrito não havia de entendimento claro, e que deve haver mais explicação quando se escreve, pois cada um tem pensamentos diferentes, e pode interpretar da maneira que entender.
Portanto a falta de coerência e má interpretação ao redigir um texto podem se transformar em graves problemas, é por haver forma incorreta da escrita se torna imperdoável nos dias atuais. O foco principal relatado sem dúvida é a maneira como ele coloca suas palavras, esquecendo completamente a relação de sintaxe, pontuação, vocabulário e ortografia, deixando confusa a sua secretária e fazendo com que o leitor fique incapaz de organizar o sentido da mensagem.
Muitos itens importantes ao se enviar uma mensagem, em que o mensageiro tender a elaborar uma ideia que estimule a capacidade do receptor interpretar a mensagem fazendo o que o remetente está pedindo.
Sobretudo antes de começar a escrever uma mensagem devemos sempre lembra para quem estamos passando a mensagem, e também qual repertório da pessoa que estamos enviando, não adianta escrever muito e não deixa claro o objetivo da mensagem.