turismo
O Parque de Madureira foi inaugurado em junho de 2012. O local tem um projeto sustentável, e foi construído com pensamento de reaproveitar água e economizar energia elétrica. Foram plantadas 432 árvores, laguinhos e chafarizes, na ocasião. A estrutura já conta com brinquedos, biblioteca virtual, ciclovia, quadras poliesportivas, campos de futebol society, quadras de vôlei de praia, equipamentos de musculação e pista de skate.
Dentro do parque, foi construída uma área chamada Praça do Samba, tradicional no bairro. A Portela, uma das maiores campeãs do carnaval carioca, surgiu no bairro e tem duas quadras para ensaios na região. O Império Serrano, outra tradicional escola da cidade, também foi criada por sambistas do bairro.
Equipado com quadras poliesportivas de futebol e tênis de mesa, ciclovia e a melhor pista de skate do país, o Parque Madureira ganhou uma Arena Carioca batizada de Fernando Torres, ampliando ainda mais o espaço para apresentações culturais, ao lado da Praça do Samba, que já recebeu artistas de nível internacional como o cantor Billy Paul. Os jovens que frequentam o parque têm a sua disposição a Praça do Conhecimento, que oferece cursos em diferentes áreas, além de computadores com acesso à internet.
Baile charme de madureira
É charme no Madureira!
Como um baile, realizado há mais de 20 anos debaixo de um viaduto no subúrbio carioca de Madureira, dribla o trânsito e as dificuldades e se transforma num templo da black music e de afirmação da identidade e cultura negras
Em maio de 1990, um grupo de amigos se reuniu para fazer um projeto que envolvesse a massa do subúrbio carioca, chamado "Charme na rua". O local escolhido foi o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. Ali nasceu um dos bailes de charme mais conhecidos da cidade, que até hoje acontece no mesmo lugar. O evento tem os DJs residentes Fernandinho, Michell e Guto e os convidados Saddam, Donnie Jay e D’Paula